terça-feira, 27 de julho de 2010

Sketchando as "pessoa" de memória

É isso aí, senhoras e senhores! Estamos inaugurando esse blog para mostrar pra vocês os trabalhos que a gente faz para manter as nossas habilidades afiadas . Afinal, como já dizem, é necessário pelo menos 90% de transpiração e somente 10% de inspiração pra ser realmente bom naquilo que você faz. Aliás, tem uma matéria de capa da revista Superinteressante desse mês que fala muito sobre isso, realmente muito interessante (sem trocadilhos). 

E a minha primeira postagem aqui neste blog também é um memory sketch que fiz recentemente.

Domingo à tarde estava um dia gostoso, ensolarado (apesar de ser inverno) e eu decidi dar uma caminhada pelos arredores daqui de onde eu moro. Foi quando essa moça passou por mim, também aproveitando do bom tempo pra manter a forma em dia. E um domingo de sol em Curitiba é um evento raro!

O memory sketch é um exercício muito bom pra você treinar o seu olhar e, pra quem gosta de criar personagens, e excelente pra você criar um banco de imagens na sua memória. Tudo o que você tem que fazer é somente abrir os seus olhos e observar as pessoas ao seu redor. Escolha uma que, pra você, tenha alguma característica peculiar e a observe por, pelo menos 30 segundos. Depois disso, quando você chegar em casa ou em qualquer outro lugar que você possa desenhar, tente puxar aquela pessoa da sua memória e a coloque no papel. Não se preocupe em criar uma obra prima. É para ser bem rápido mesmo, tente fazer dentro de 10 minutos.


A primeira vez que eu ouvi falar desse exercício foi com Stephen Silver, character designer da Kim Possible, Danny Phantom, entre outros, e uma grande influência pra mim. Experimente você também!


É isso aí! Espero que gostem! Tenham todos uma excelente semana e até mais!!!

Ah! Esqueci de falar também que tem um blog de onde essa idéia de memory sketch se originou: o Sketch Club, que esta fazendo tanto sucesso que já esta tendo filiais. Visite lá pra saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário